Empanada: a identidade de uma nação

empanadas-argentinas
Empanadas Argentinas Fonte: receitasdecomidas.com.br

Visitar a Argentina pode ser uma experiência gastronômica interessantíssima! Confesso que, da primeira vez que fui, fiquei encantado com a culinária daquele local, sobretudo, com o que, para mim, reflete a identidade da nação argentina: a empanada.

Praticamente cada esquina desse país vende as famosas empanadas argentinas. Digo argentinas como um modo de diferenciá-las radicalmente das empanadas venezuelanas. E são muito diferentes em preparo e, por consequência, no sabor. A empanada venezuelana tem como característica marcante o fato de ser preparada frita, ao passo que a argentina é assada. Só isso já é motivo de grande diferença de sabor e de uma rusga velada entre os dois países na discussão de qual empanada é a melhor. Como já provei as duas, posso dizer: ambas são fantásticas!

Empanada de carne. Fonte: http://www.tahonapizzeria.com/
Empanada de carne. Fonte: http://www.tahonapizzeria.com/

A empanada argentina, de volta ao tema, é uma comida simples, com uma massa de um preparo mais complexo, que envolve grasa vegetal, farinha e ovos. A graça dessa comida, no entanto, está no recheio e na sutileza de sua apresentação.

Os recheios são os mais variados, sendo os mais tradicionais os de queijo e presunto (jamón y queso), cebola e queijo (cebolla y queso) e carne. E é no fechamento da massa que reside uma gentileza argentina das mais belas. Levemente torcida, a borda da massa dobrada conforma uma espécie de pastel com um acabamento delicado, irreprodutível por mãos desprovidas de vontade e carinho. Há, também, o ponto certo da cocção, que empresta um dourado apetitoso à massa. Isso tudo torna a empanada não apenas uma comida de esquina, mas uma experiência cultural interessantíssima. Um retrato do povo argentino. Do seu modo de fazer. Cuidadoso, belo e eficaz.

Quem for à Argentina, portanto, não pode deixar de experimentar essa iguaria, motivo de orgulho argentino. Nem mesmo as dezenas de empanadas empilhadas na vitrine fazem aquela iguaria perder seu charme e sensualidade. Experimente de todas e eleja a sua favorita. Coma em pé, sentado, com as mãos, de garfo e faca. Como toda experiência cultural, degustar uma empanada deve ser levada ao máximo das possibilidades!

Translate »