Colômbia – 10 motivos para visitar

Isto pode ser lido em Português
This can be read in English
Esto se puede leer en Español

A Colômbia é um país lindíssimo, de uma cultura riquíssima e um povo amabilíssimo. Assim mesmo, tudo no superlativo, porque é um lugar surpreendente. Confesso que fiquei bem receoso quando Dani me propôs o país como destino de umas férias, mas me rendi e fui. Só posso dizer que foi paixão à primeira desembarcada e aquela terra ocupa um lugar especial em nossos corações desde então.

Aí a gente resolveu listar 10 coisas que nos fizeram amar de cara a Colômbia e que, temos certeza, farão você amá-la também! Confere aí!

 

10 motivos para visitar amar a Colômbia

1. Conhecer a – bem preservada – arquitetura colonial espanhola de Bogotá

Bogotá tem um centro histórico com edificações bem preservadas e que transmitem o ar da Colômbia espanhola, com seu casario de edificações com balcões em madeira ou pedra, com os típicos trabalhos de madeira talhada. Realmente, andar por essas ruas é como voltar no tempo e poder admirar a arquitetura dos colonizadores europeus e traços de influência da cultura mourisca, do tempo da dominação dos Mouros sobre a península Ibérica.

centro historico bogota

2. Visitar o Museo del Oro de Bogotá

Em Bogotá e em Cartagena, há o Museo del Oro, que concentra boa parte da produção dos ourives que habitavam aquela região antes da chegada do colonizador europeu. Visitar o museu lhe dará uma dimensão da riqueza cultural e da destreza manual daqueles artistas, bem como lhe fará mergulhar na cultura Muísca.

museo del oro

A exposição é montada de maneira a lhe levar a compreender a história da formação da Colômbia e os ritos e costumes que se expressam até hoje. Destaque para a “Sala das Oferendas”, que conta com uma montagem especial de luzes e sons e que exibe as peças de ouro encontradas na Laguna de Guatavita e que, dizem, deram origem à lenda do El Dorado, uma cidade que, acreditava-se, seria feita inteiramente de ouro. Recomendadíssimo!

museo del oro

3. Conhecer a impressionante Catedral de Sal em Zipaquirá

Próximo a Bogotá, fica a cidade de Zipaquirá. Nessa cidade, existe uma antiga mina de Sal desativada e que foi transformada em uma Catedral subterrânea impressionante. A igreja apresenta a via crúcis, com cruzes esculpidas em pedras, e diversas naves, com um projeto luminotécnico bem cuidado e que valoriza o ambiente.

Ao caminhar, dá para ver o sal brotando das paredes. Você pode, inclusive, provar! Por que eu faria isso?, você pergunta. Não sei, mas eu provei, claro! Salgado… O ambiente é úmido e um pouco abafado e nós vimos gente desistindo logo na entrada porque sofria de claustrofobia. Mas, eu acho que não é para tanto.

 

catedral de sal2

Corredores minando Sal - Catedral de Sal, Zipaquirá
Corredores minando Sal – Catedral de Sal, Zipaquirá

catedral de sal zipaquirá

 

4. Se encantar com o magnífico Alumbrado Navideño em Medellín

De meados de Novembro, até o início de Janeiro, a cidade de Medellín se orgulha de exibir o que eles chamam de a maior decoração de natal do mundo. Eu não sou muito íntimo das decorações de natal mundo afora, mas posso afirmar: a de Medellín é gigantesca.

São milhões de luzezinhas decorando o centro da capital e diversos parques por toda a cidade. O Alumbrado é um verdadeiro evento na cidade de Medellín. Barracas de comidas típicas, cerveja barata em copos generosos e atividades culturais como apresentações de bandas e exibição de filmes em telas d’água completam o festival. Parece o carnaval de tanta gente nas ruas! Devo dizer que, como mau olindense que sou e que foge do carnaval anualmente, foi a única coisa que me desagradou. Mas há percursos que você pode fazer sem ir na multidão. Nós que tivemos a belíssima ideia de ir caminhando na beira do rio (nós e toda Medellín). Pelo meio da rua é BEM mais tranquilo e dá para levar crianças, inclusive.

alumbrado em medellin
Mais de 14 milhões de luzezinhas no Natal de Medellín, na Colômbia

alumbrado em medellin 2

5. Visitar o Museo Botero e o Parque Explora em Medellín

 

Medellín já foi considerada a capital do tráfico de drogas da Colômbia, e por muitos anos sofreu com o medo causado por seu famoso habitante Pablo Escobar. A coragem do governo em enfrentar o tráfico de frente fez de Medellín uma cidade adorável e que merece ser conhecida.

Lá está o Museo Botero, que exibe obras famosas do igualmente mundialmente famoso artista Fernando Botero. Em frente ao museo, há uma exposição em praça pública de 23 peças doadas pelo artista à sua cidade natal.

Dani e Botero
Museo Botero, Medellín – Colômbia
Colombia
Peça doada por Botero à cidade de Medellín

É em Medellín, também, que você vai encontrar o Parque Explora. Uma área destinada ao conhecimento, com diversas atrações de experimentos científicos, de acesso gratuito, e uma edificação com aquário, herbário, exposição de insetos e mais experimentos científicos, de entrada paga.

É divertidíssimo interagir com as geringonças e visitar as exposições, além de admirar a belíssima edificação contemporânea, com suas linhas angulosas e revestimento inusitado. Uma vez aí, não deixe de visitar, também, o Planetário da cidade.

Parque explora medellin
Divertidíssimo Parque Explora em Medellín – Colômbia
colombia
Exposição no interior do Parque Explora
Até hoje, não entendi o propósito desse experimento. Mas era muito divertido! \o/
Jamais entendi o propósito desse experimento. Mas era muito divertido! \o/

6. Se misturar na explosão de cores de Cartagena de Índias

 

Cartagena é uma joia do Caribe! No norte da Colômbia, a cidade é uma profusão de cores em todos os matizes. Edificações muito bem conservadas – e em constante manutenção – fazem da ciudad amurallada uma viagem no tempo, para uma Colômbia colonial, com prédios de dois pavimentos e seus inconfundíveis balcões.

É interessante notar como a cidade aglutinou novos usos às edificações antigas sem destruí-las ou destituí-las dos seus valores históricos e culturais. O clima, sempre agradável, contribui na tarefa de se inserir naquela atmosfera de alegria, descontração e conteúdo histórico. Cartagena tem frutas, tem música, tem ouro, tem esmeraldas e tem mar do Caribe a poucas horas de viagem.

centro historico cartagena

 

cartagena

cartagena 2

bolsas de cartagena

7. Experimentar uma Limonada de Coco

Uma instituição colombiana, presente em 10 de 10 restaurantes. Lhes apresento a Limonada de Coco! Aí você pode pensar: certo, mas é uma limonada… Com leite de coco… Não, caro leitor, eu não acho que seja (talvez até seja), mas o que vale é a experiência de provar essa iguaria absurdamente refrescante num ambiente que exala tropicalidade. Você não pode deixar o país sem experimentar essa maravilha que é a Limonada (limonaaaaada, como me corrigiu uma garçonete gente boa) de Coco.

limonada de coco

8. Tomar um bom café da manhã com Jugo de Lulo y Pan de bono

Uma experiência cultural só é completa, para mim, quando ela inclui uma incursão por algum elemento da gastronomia local. Nosso hotel em Cartagena não oferecia café da manhã, e isso nos fazia ir todos os dias à padaria da esquina, o que nos levou a descobrir o Pan de Bono, uma espécie de pão de queijo feito com massa de mandioca. O sabor e a textura são semelhantes, mas não deixam de ser únicos. Acompanhando, peça um suco de Lulo, um fruto típico da região e que faz um suco delícia, bem leve e refrescante.

Não deixe de experimentar, também, as famosas arepas de queso, que são uma espécie de massa assada recheadas com queijo e manteiga vendidas por toda a Colômbia. São bem deliciosas!

cafe da manha com pan de bono
Pan de Bono acompanhado de Suco de Laranja e Suco de Lulo

 

pan de bono

9. Conhecer um Caribe acessível e encantador

 

A cerca de 700 km da costa da Colômbia, há uma ilhota no meio do mar do Caribe ainda começando sua exploração pela indústria do turismo de massa. É a Ilha de San Andrés, com seu mar de sete cores, preços acessíveis e comércio com isenção fiscal.

Na ilha, você pode se acabar nas compras sem impostos, aproveitar um solzão tropical ou praticar mergulho naquele deslumbrante mar caribenho repleto de peixinhos e corais coloridos.

San Andres
O Mar de Johnny Cay – Ilha de San Andrés

10. Mostrar que o real perigo da Colômbia é querer ficar para sempre

 

Como parte do esforço de mudar a concepção do Mundo em relação à Colômbia, o governo fez uma ação de marketing em que colocava que “o real perigo é querer ficar”, no intuito de explicitar que a Colômbia é um lugar encantador e que o país não é o palco da terceira guerra mundial. Claro, há perigo? Há, sim. As FARC ainda são uma ameaça presente e atuante no território colombiano, mas eles agem, na maioria das vezes, nas áreas de selva e pouco adensadas. Revolucionário nenhum invade as grandes cidades colombianas para tocar o terror. Não é Cangaço, minha gente!

Obviamente você deve tomar cuidados. Nos nossos deslocamentos entre as cidades, só usamos avião. Uma medida cara, mas necessária para garantir nossa segurança. Mas, dentro das cidades, nunca nos sentimos tão tranquilos e seguros. Caminhamos com câmeras fotográficas, fomos à favela em Medellín e estamos aqui, são e salvos para contar a história.

Então, eu só posso terminar esse post com uma recomendação: VÁ À COLÔMBIA!

E você? Já foi à Colômbia? Tem dicas para a gente? Conta aí! A gente adora ouvir as histórias!

 Vai viajar? Que tal reservar seu hotel com o Booking.com? Cada vez que você reserva seu hotel através do Blog, nós recebemos uma comissão e você não gasta nada a mais por isso! Viu que maneira legal de ajudar a gente? =D

2 comentários em “Colômbia – 10 motivos para visitar

  • 6 de maio de 2015 em 15:09
    Permalink

    Se eu já tinha vontade de conhecer a Colômbia, agora estou encantada… Tenho que arrumar as malas!! Tudo muito lindo! Organizar viagem em 3, 2, 1…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »