7 Dicas para Voo Longo

Na hora em que você emite o bilhete é aquela alegria! Você fica naquele êxtase ANAC, você quer ligar pro seu melhor amigo pra compartilhar a boa nova, o accuweather vira a homepage do seu Chrome e você já sabe decorado o mapa de todas as cidades em que você vai pisar e, quem sabe, até daquelas que você só vai sobrevoar! O tempo passa, você já está gabaritado para assumir uma vaga de Uber em várias cidades, e chega a hora do embarque. Eis o momento em que você percebe o tamanho do problema que tem em suas mãos: vem um voo longo por aí!

E esse voo longo pode representar, facilmente, 12 horas ou mais! E, se você, como eu, for um exilado do Nordeste, acrescente mais 3 ou 4 horas até Guarulhos ou o Galeão para, só então, começar a viagem de verdade. Pronto. Sentiu o tamanho do drama? Aí vem a pergunta: como sobreviver a esse martírio aéreo, a esta Cruzada contemporânea? Pois muito bem, leitor de Serviço de Bordo não fica na mão nem de olho vermelho! Aqui vão nossas dicas para um voo longo!

1 Beba um pouco e vá dar uma volta!

Não, não estou mandando você encher a cara de álcool. O que você deve beber em abundância durante um voo longo é água! O ar mais seco do avião faz nosso corpo desidratar e piora os efeitos do jet lag. Então, de hora em hora, beba um pouco de água e vá dar uma volta pelo avião.

Em voos longos, evite ao máximo passar muito tempo sentado. Pense no escritório: você consegue passar um dia de trabalho sem se levantar para esticar as pernas? Então, por que você deveria passar tantas horas sem se mover propriamente no avião? Ficar sentando por longos períodos facilita a formação de trombos, o que pode desencadear uma situação séria de embolia. E isso vai acabar com a sua trip. Depois de beber a sua água, então, levante-se e vá dar uma volta. Não dá para levantar? Faça flexões de panturrilha elevando a perna até ficar na ponta dos pés. Sentado, mesmo. Eu faço 3 séries de 10 repetições. Isso ajuda a fazer o sangue se movimentar e evita maiores problemas para você!

2 Ouça pouco com seus fones mágicos

Toda companhia aérea que se preze distribui fones de ouvidos para os passageiros, mas sempre são de qualidade duvidosa. O segredo, então, é investir uma graninha em bons fones. Para mim, os melhores são aqueles over-ear (os que ficam por fora, daqueles grandões). E se forem canceladores de ruído, muito melhor.

Não ouvir os ruídos do avião lhe ajudam a relaxar e a cair no sono com mais facilidade. Nesse caso, eu sou acostumado a dormir com os meus fones grandões. Se você não consegue, invista em fones pequenos, internos, mas não vale os que vêm com o celular. A gente também tá falando de qualidade sonora! Uma boa pedida são os fones Quietcontrol 30 Wireless da Bose. Você consegue controlar o quanto do ruído externo deve ser cancelado, tem conexão bluetooth e NFC. Existem muitas marcas no mercado! Procure a que melhor se encaixa no que você precisa.

dicas para voo longo

Esses fones da Bose são fantásticos!

3 Viaje no fundão

Normalmente nossa tendência é escolher uma poltrona mais à frente da aeronave na esperança de desembarcar primeiro e sair daquele suplício de meio dia nos ares. Bem, isso faz sentido, mas de acordo com uma reportagem da Travel+Leisure, alguns comissários de bordo revelam que evitam atender aos passageiros nas primeiras filas de madrugada. Isso por que atender alguém na fileira 14 pode significar que dali para trás, todos podem querer a mesma coisa que o danado lá da frente e, certamente, não vai ter para todo mundo. Nessa, você pode ficar sem aquele travesseiro extra ou aquele cobertor a mais para se proteger do frio.

dicas para voo longoO 787-900 da KLM – sentar no fundo é uma boa dica para voo longo

A dica, então, é sentar mais atrás no avião, mais perto da áreas dos comissários. Apesar de representar mais tempo no desembarque, pelo menos você vai ter uma maior chance de ter seus pedidos atendidos com mais presteza.

4 Carregue o seu samartphone/tablet

Acostume-se a levar seus gadgets sempre carregados para seu entretenimento a bordo. Imagine passar as 12 horas de voo trancado com opções de filmes medianos e temporadas de séries de dois anos atrás! Carregue seu celular, encha com seus filmes preferidos e aproveite o voo. As companhias aéreas, inclusive, começaram a perceber essa tendência e estão avisando que vão deixar de oferecer a telinha individual em voos mais curtos. Pode ser um anúncio de uma coisa mais ampla no futuro.

Cias aéreas como a American Airlines e a LATAM passaram a investir no fornecimento de rede embarcada que você pode acessar através de um celular ou tablet e tem acesso ao sistema de entretenimento da companhia. Só é necessário baixar o aplicativo da empresa aérea (clique aqui para baixar o  da LATAM | Android)

dicas pra voo longoUsar o sistema de entretenimento para celular faz parte das nossas dicas para voo longo!

Nós testamos o sistema da LATAM e gostamos bastante! Inclusive, consegui fazer o download através da própria rede do avião, já lá em cima. O acesso é apenas para baixar o aplicativo e, em seguida, assistir às séries e filmes. Aí você combina isso com os filmes e séries que você levou e você está pronto para ir até o Japão!

5 Livre-se das malas!

Nada mais chato do que, após um voo longo, ter que ficar em pé esperando a mala. Isso se você conseguir um lugar perto da esteira, naquele episódio de TWD que vira a sala de desembarque. Então, a solução é desapegar e compactar os pertences em bagagens de mão.


Esse é o modelo Mala Bordo 360° Duet 2 da Sestini

As suas preocupações serão muito menores! Não corre o risco de perderem sua mala, você é o primeiro na fila do táxi (ou pelo menos não vai concorrer com o pessoal do seu avião), e você ainda se sente um vencedor na vida, pessoa sem amarras, uma alma evoluída!

6 Escolha o seu avião, capitão!

Pouca gente presta atenção nisso, mas muitas vezes as companhias aéreas operam uma mesma rota com mais de um modelo de avião. Isso pode significar que você tem a possibilidade de voar numa máquina mais moderna, de tecnologia mais atual, o que pode resultar em menos cansaço e mais conforto durante a viagem.

Saber escolher o avião é uma das nossas dicas para voo longo

O 787-900 da Boeing, por exemplo, promete menor ruído interno vindo dos motores e melhor condição do ar interno, com pressurização maior e maior humidade relativa do ar (cerca de 4 vezes mais que o disponível em outras aeronaves!), janelas maiores. Ou seja, uma breve busca pode fazer a diferença no comforto do seu voo longo. É bastante conhecer um pouco de aeronaves e buscar essa informação no site das companhias. A maioria delas fornece essa informação na hora da compra da passagem.

7 Monte um kit de sobrevivência

Se você vai passar horas voando, então melhor se preparar para enfrentar as condições de vida dentro de um avião. No avião faz frio, você tem pouco espaço para as pernas, o ar é bastante seco, nem sempre o vizinho quer fechar a cortina da janela, a poltrona é desconfortável, e por aí vai. Você, então, precisa montar um kit de sobrevivência!

Tirar os sapatos é uma constante em meus voos. Voar com sapato apertando o pé é o caminho para um voo infeliz. Tire os sapatos, fique de meias e circule assim pelo avião. Para isso, leve um par de meias limpo para trocar quando precisar colocar os sapatos novamente. Se andar de meia lhe parece uma ideia terrível, escolha um sapato fácil de colocar e tirar.

Um modelo Slip-On é o ideal para uma viagem. Esse é o modelo Floral Jacquard da VANS

Máscara para dormir também é uma excelente ideia, se você consegue dormir com aquele treco apertado em sua cara. Eu não consigo, mas isso não significa que você não deva tentar. Quando eu preciso muito tirar um cochilo no avião – eu não consigo dormir em avião – eu enrolo algum pano na cara. Minha tática tem sido viajar de casaco com capuz. Coloco o capuz na cabeça em cima dos olhos e foi!

Esse é o modelo Changing Tide Tank da VANS  – O capuz é ideal para aquela soneca no avião (não, esse post não foi patrocinado pela Vans. Quem me dera!)

Uma coisa que acontece bastante nesses voos longos são horas de conexão em algum aeroporto Hub no mundo. No nosso último voo, tivemos nada menos do que 9 horas esperando no aeroporto de Asunción, no Paraguai. Então, se você já vem de um voo de 15 horas e vai esperar mais 5 no aeroporto antes de seguir viagem, significa que você já está fora de casa há quase um dia! Um banho pode ajudar no estresse da espera. Nesse caso, prepare uma muda de roupas na mala de mão adequada para voar e tome uma ducha rápida, se no seu aeroporto for possível fazer isso.

No seu kit de guerra, inclua algum creme para as mãos, um protetor labial e um pouquinho de soro fisiológico, se o seu nariz for feito o meu, que sangra a qualquer umidade menor que os 95% recifenses. Existem embalagens desses produtos em tamanhos “viagem”, para você não ter problemas na hora do embarque.

 

 

 

Um comentário em “7 Dicas para Voo Longo

  • 1 de fevereiro de 2017 em 16:40
    Permalink

    Dicas muito boas. Acrescentaria a meia elástica como opção para as mulheres(media compressão), pois diminui consideravelmente o risco de embolia.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »